Cuidados com o Manuseio

O aço inox, originalmente desenvolvido para aplicações onde o requisito principal seria a resistência à corrosão, tem sido largamente utilizado com apelos estéticos.

A proteção do aço Inox vem da resistência da camada superficial de óxido de cromo aos ataques do meio ambiente. Esta camada, invisível, de espessura finíssima e altamente aderente, apesar de estável, não é indestrutível e exige cuidados especiais para manter inalteradas suas características originais.

Desta forma, cuidados básicos devem ser observados, para a prevenção de danos mecânicos e contaminação desta película. Os danos mecânicos, como arranhões e sulcos, podem ocorrer facilmente com o manuseio inadequado, ocasionando o rompimento do filme de óxido de cromo, deixando a área vulnerável a ataques corrosivos, além de comprometer seu aspecto estético. A contaminação com impurezas, seja pela manipulação do aço inox com equipamentos utilizados no manuseio do outros aços, ou estocagem era áreas sujas, podem comprometer a sua resistência à corrosão pela aderência de partículas em sua superfície. A aderência do impurezas evitam o contato do cromo do aço com o oxigênio do meio ambiente e a regeneração da camada passiva do óxido de cromo, criando portas de entrada para a corrosão, danificando o material.

Como evitar Danos Mecânicos

Tanto as chapas grossas quanto as chapas finas não devem ser arrastadas ao serem retiradas das estantes, nem colocadas umas sobre as outras.

As chapas grossas devem ser cuidadosamente separadas e calçadas com blocos de madeira, permitindo que os garfos da empilhadeira possam ser inseridos entre as placas sem causar danos mecânicos à superfície. Caso os garfos sejam forçados entre as placas podem, inclusive, causar um certo nível de contaminação nos arranhões e sulcos, agravando o dano.

As chapas grossas e finas que forem separadas para uso posterior devem ser mantidas afastadas do piso e divididas por tábuas do madeira, evitando que as superfícies sejam danificadas e facilitando seu manuseio futuro.

Grampos ou dispositivos de fixação para manuseio de chapas grossas devem ser usados com cuidado, pois suas faces serrilhadas normalmente penetram, marcam e criam sulcos nas superfícies do aço inox.

Caso sejam necessárias correntes para içamento do material, elas inevitavelmente tendem a escorregar, danificando a superfície. Nestas situações deve-se dar preferência a materiais sintéticos para executar serviços pesados.

Como evitar a Contaminação

Nem sempre é possível dispor de equipamentos específicos para o manuseio do aço inox, entretanto algumas soluções simples podem ser providenciadas, como correntes apropriadas ou peças de material sintético.

Todos os equipamentos devem ser limpos antes de sua utilização para trabalhos com o aço inox. Neste sentido, é aconselhável que o manuseio do aço inox seja planejado e programado, pois quando sua utilização é aleatória, estes cuidados com a limpeza dos equipamentos são negligenciados, ocasionando a contaminação.

Cuidados com a Estocagem

Procedimentos corretos de estocagem dr chapas e bobinas de aço inox são fundamentais para manter inalteradas as características estéticas e de resistência à corrosão necessárias as suas aplicações finais As chapas e bobinas saem da usina siderúrgica embaladas com plástico de proteção, que deve ser mantido o maior tempo possível ajudando a prevenir danos no período entro a entrega e o momento de uso do material

Quando o material for fornecido com aplicação de PVC (filme protetivo de polietileno) este material não deverá ser exposto diretamente a luz do sol por longos períodos, podendo ocorrer aderência do plástico à superfície do aço.

ATENÇÃO: ADOTE O PROCEDIMENTO CERTO

O que Fazer

  • Estoque sempre em local limpo e seco.
  • Estoque sempre longe de outros aços.
  • Use equipamentos de estocagem e movimentação protegidos por plástico, madeira seca ou feltro, evitando marcar a superfície do aço.
  • Manuseie com cuidado e evite danificar a superfície e a forma do produto.
  • Use luvas limpas para desempenhar operações de estocagem.

O que Não Fazer

  • Não deixe exposto ao sol, em lugares úmidos, nem onde possa haver contaminação por substâncias dispersas no ar.
  • Evite o contato com o aço carbono ou outros aços e não use os mesmos equipamentos empregados no manuseio deste tipo de aço.
  • Não ande sobre o aço ou risque sua superfície com canetas ou pincéis atômicos.
  • Não arranhe o aço.
  • Estoque sempre em local limpo e seco.