Como evitar Danos Mecânicos
Tanto as chapas grossas quanto as chapas finas não devem ser arrastadas ao serem retiradas das estantes, nem colocadas umas sobre as outras.
As chapas grossas devem ser cuidadosamente separadas e calçadas com blocos de madeira, permitindo que os garfos da empilhadeira possam ser inseridos entre as placas sem causar danos mecânicos à superfície. Caso os garfos sejam forçados entre as placas podem, inclusive, causar um certo nível de contaminação nos arranhões e sulcos, agravando o dano.
As chapas grossas e finas que forem separadas para uso posterior devem ser mantidas afastadas do piso e divididas por tábuas do madeira, evitando que as superfícies sejam danificadas e facilitando seu manuseio futuro.
Grampos ou dispositivos de fixação para manuseio de chapas grossas devem ser usados com cuidado, pois suas faces serrilhadas normalmente penetram, marcam e criam sulcos nas superfícies do aço inox.
Caso sejam necessárias correntes para içamento do material, elas inevitavelmente tendem a escorregar, danificando a superfície. Nestas situações deve-se dar preferência a materiais sintéticos para executar serviços pesados.